domingo, 6 de fevereiro de 2011

A modernização do Reino

O período da modernização

O que é que aconteceu?

 Na primeira metade do século XIX, Portugal foi invadido por França, o Brasil tornou-se independente e houve uma guerra civil e tudo isso provocou o empobrecimento e a desorganização do Reino.
 Mas na segunda metade do século XIX, os governos liberais não ficaram de braços cruzados e publicaram uma série de leis que fizeram com que Portugal recuperasse do atraso em relação aos outros países.

Quando é que começou?

O príodo da Restauração começou no reinado de D. Maria, mas quem asistiu às principais mudanças foram os reis: D. Pedro V, D. Luís I e D. Carlos.

 As atividades produtivas

A modernização da agricultura

O que é que fizeram?

Os primeiros governos liberais quiseram desenvolver a agricultura e assim  dividiram a terra por maior número de proprietários. Para isso os governos liberais aplicaram algumas medidas:
- tiraram terras aos nobres e aos mosteiros para depois ir vendê-las a burgueses ricos para que fossem melhor aproveitadas;
- acabaram com o direito de morgadio;
- dividiram os baldios.

Com estas medidas, as áreas cultivadas passaram para o dobro.
Mas a agricultura não estava modernizada. Só começou a modernizar-se quando apareceram novas técnicas de cultivo como as sementes  seleccionadas, o uso de adubos e a alternância de culturas. Mas a agricultura ainda se modernizou mais com a compra de novas alfaias e máquinas agrícolas que eram feitas em ferro como por exemplo: semeadoras, espalhadores de adubos, charruas, arados, ceifeiras e debulhadoras.

O que é que aconteceu?


 A maioria das máquinas eram puxadas por animais e até mesmo pelo Homem mas, em 1860 já existiam duas debulhadoras a vapor. Os agricultores não receberam bem as máquinas, porque faziam muito barulho e eram enormes e por isso os agricultores espetavam paus e atiravam pedras contra os engenhos para fazer com que eles se estragassem. A vantagem destas máquinas era que elas faziam o trabalho de 45 a 50 bons trabalhadores.
Por esta altura dá-se a expansão do cultivo do arroz e da batata. Estes alimentos, ricos em valor nutritivo, faziam com que os Portugueses resistissem melhor às doenças. Mas também a fruta e o vinho eram produzidos em maior quantidade destinados à exportação.


O desenvolvimento da exploração mineira

O que é que se fazia?

Nos séculos anteriores ao século XIX a exploração mineira e as fundições eram poucas e por isso tinhamos que importar muito ferro necessário para o desenvolvimento do país. Como os governos liberais queriam recuperar do atraso em relação aos outros países da Europa deram cerca de 600 licenças a empresas particulares, nacionais e estrangeiras que quisessem explorar as nossas minas. O ferro, o cobre e o carvão eram os minerais mais procurados no século XIX. Com a exploração das minas surgiu a povoação de São Domingos.O carvão passou a ser a principal fonte de energia. Mas o carvão não servia só na agricultura, também servia para aquecer os fogões, para produzir gás que servia para iluminar as principais cidades, para pôr a funcionar máquinas a vapor e também  para aquecer os altos fornos. 


A modernização da indústria

 No século XIX as máquinas (quase todas) eram movidas com a força do vento, da água, dos animais e até com a força do Homem. Mas para produzir mais e melhor os governos precisavam de instrumentos mais complexos como a máquina a vapor e é em 1835 que se dá a maior "revolução" na indústria. Com as máquinas a vapor conseguia-se fazer mais trabalho em menor tempo, com menos trabalhadores e no fim comprava-se mais barato e os produtos todos eram iguais/em série.
Os trabalhadores que trabalhavam nas fábricas chamavam-se operários. Foi nesta altura que se destacaram duas grandes zonas industriais:
- a zona do Porto, de Guimarães e Braga;
- a zona de Lisboa, de Setúbal e de Barreiros.
Nas fábricas trabalhava muita gente que sofria acidentes provocados pelas máquinas que não conheciam bem e, como não havia seguro de acidentes de trabalho, ficavam numa má situação económica. 
Portugal continuou atrasado em relação aos outros países mais industrializados.  



Sem comentários: