domingo, 13 de fevereiro de 2011

Transportes e Comunicações

A modernização das vias de comunicação e meios de transporte.

Como era?

A população portuguesa vivia de certo modo isolada. As más estradas  assustavam qualquer pessoa que fosse viajar e além do mais, por exemplo, para se ir de Lisboa ao Porto demorava-se mais de 7 dias e agora, essa viagem, faz-se em 3 horas.
Foi na segunda metade do século XIX que se deram os grandes melhoramentos na modernização das vias de comunicação e dos meios de transporte.
Fontes Pereira de Melo, o Ministro das Obras Públicas do nosso país, foi o grande impulsionador dessa modernização.

No seu governo construíram-se quilómetros de estradas em macadame (feitas com pedras e saibro).
Em 1859 passou-se a viajar mais rápido. Com a "diligência" ou "mala-posta" , a viagem de  Lisboa ao Porto passou a fazer-se em 34 horas.
No tempo em que  surgiram novas estradas construíram-se também vias férreas necessárias à circulação de comboios. Como os comboios eram os meios de transporte mais rápidos da época, passou a ser um meio de transporte muito importante e utilizado. Fez-se então a primeira viagem de comboio a 28 de Outubro de 1856, na linha que ligava Lisboa ao Carregado.
Pouco tempo depois as vias férreas começaram a espalhar-se pelo país e já existiam 2070 km de via férrea no país, em finais do século XIX.
A circulação de pessoas e de mercadorias passou a fazer-se de um modo mais rápido, barato e seguro.

No ano de 1887 começou o serviço internacional do "Sud-Express", que fazia a ligação entre Lisboa, Madrid e Paris. Era um comboio de luxo que tinha várias carruagens e uma carruagem-restaurante.
Como as pessoas passaram a viajar mais, as notícias chegavam mais rapidamente.
Por esta altura construíram-se faróis para orientar os barcos, construiu-se o porto de Leixões e alargou-se o porto de Lisboa.
Em 1895, em Portugal, surgiu o automóvel cuja fonte de energia era o petróleo.

As inovações de comunicação de ideias e informações.

Como era?

Ao longo do século XIX, os portugueses começaram-se a interessar pela leitura e então apareceram os primeiros jornais como:
 "O Século",
 "O Primeiro de Janeiro",
 "Diário de Notícias" (que ainda existe hoje),
 " O Comércio do Porto".
Quando apareceu o primeiro selo postal adesivo os correios, reorganizaram-se  e apareceram os novos marcos do correio.
Mas ainda não se comunicava com pessoas que estavam longe umas das outras.Foi então que apareceu o telégrafo e tabém apareceu o telefone.           













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